Com o passar do tempo, têm surgido muitas variantes e ramificações do surf. Algumas como o bodysurf que existe desde que há ondas, e outras, como o kitesurf e o bodyboard que foram desenvolvidas à medida que a tecnologia expandiu os limites da modalidade. Se surfar não é para si, ou se gosta de alargar os seus horizontes, abundam outras formas de experimentar a magia do surf.
Bodysurf
A primeira forma de surfar ondas foi sem dúvida o bodysurf, e é a ramificação mais acessível se souber nadar. No extremo, os bodysurfers surfam enormes ondas perigosas como a legendária onda de Pipeline no havai, com calções e barbatanas.
Bodyboard
As pranchas de bodyboard em espuma mole são um conhecido degrau para o surf. São uma forma divertida para os principiantes se habituarem a surfar ondas, enquanto os mais experientes usam para apanhar tubos e executar uma variedade estonteante de aéreos, rotações e mudanças de direção.
Kitesurf
Desenvolvido através do windsurf, é uma forma dinâmica de surfar. As pranchas são curtas e seguras ligadas a cabos e a um papagaio. Habitualmente praticado em água calma ou com ondas rápidas e ágeis que podem ser usadas para saltos incríveis.
Windsurf
A modalidade de windsurf é uma ramificação do surf e da vela, tornou-se popular nos anos 80, mas esmoreceu com o despontar do kitesurf. Apesar disto, continua a seu uma forma excitante de dominar o vento e as ondas.
Outras forma de surf
Existe um leque de variantes do surf menos conhecidas, mas mesmo assim populares.
-
-
Kneeboard
Uma arte quase moribunda que envolve surfar em pranchas desenhadas especificamente para nos ajoelharmos. Curtas, largas e rasas, são as características das pranchas de kneeboard, indicadas para entubar, no entanto perderam popularidade com o surgimento das pranchas de bodyboard em espuma.
-
Wave Ski
Assemelha-se a um pequeno caiaque em cima do qual se senta e se impulsiona utilizando um remo. Os melhores praticantes surfam ondas de forma tão acrobática como qualquer surfista.
-
Stand Up Paddle
Esta ancestral arte havaiana foi recentemente reavivada. Surfar com uma prancha enorme com cerca de 3.5 metros de comprimento e equipado com um remo, o surfista mantêm-se de pé e rema a prancha como uma canoa. As ondas podem ser apanhadas bem antes de rebentarem e o remo é usado para ajudar na mudança de direção, arrastando-o ou mergulhando-o na água.
-
Tow-in
Surf com reboque, onde jet-skis são utilizados para rebocar surfistas até ondas gigantescas, até 30 metros, ou até mesmo em ondas no meio do oceano.
-